terça-feira, 12 de outubro de 2010

Estudando matemática

Quando afirmamos que o homem vive cercado pelos números, não estamos exagerando, pois Platão filósofo grego dizia " os números governam o mundo.

Como surgiram os números?

Surgiu da necessidade dos homens de contar seus objetos. No princípio o homem fazia comparação entre duas grandezas. Ex O pastor soltava suas ovelhas no pasto. Para contá-las, fazia o seguinte: A cada ovelha do seu rebanho que ele soltava, associava a uma pedrinha que ele guardava num saquinho.Quando recolhia as ovelhas ele retirava uma pedrinha para cada ovelha que recolhia. No final da contagem, se houvesse sobrado pedrinha era porque alguma ovelha havia se extraviado.
Com o passar do tempo o homem aprendeu a contar daí surgiu o número que era a ideia comum entre os dois conjuntos { ovelhas} e { pedrinhas}.
Esse numero que era a ideia de quantidade, deveria ser representado por algum algarismo para ser identificado quanto.
Temos então entre muitos algarismos, o romano, o hindu-arábico, o egípcio ,o grego, o maia e outros.
Ex o número dez pode ser;
X em algarismo  Romano
10 em hindu- arábico
< em Babilonio
I em grego
= em maia
U virado para baixo como o sinal de intersecção é como os egípcios indicavam o nº 10
Em seguida da invenção dos números surgiram as operações com eles ,os problemas para serem resolvidos,
a assim  foram  aperfeiçoando o uso dos números a medida das necessidades do homem.
Muitos estudiosos , como  Matemáticos ,Filósofos .. se dedicaram muito para o desenvolvimento do seu uso
Nos dias de hoje, em que a operação com os números se tornou uma coisa simples, onde as escolas se multiplicaram , cada uma melhor que a outra, onde as oportunidades;são as mais diversa, encontramos pessoas que não sabem fazer uma conta de; dividir, de multiplicar ou até mesmo de mesmo de somar. Não estou me referindo a aqueles que não tiveram oportunidade por questão de localidade de moradia, ou aqueles que foram criados com condições diversas de dificuldades; não, estou me referindo a aqueles alunos que não levam a sério o estudo.
São alunos que não exercitam seu raciocínio.Que não sabem tabuada, que lêem sem prestar a atenção.
Muitos alunos dizem que não gostam da; Matemática; mas, como sabem que não gostam de alguma coisa que não aprenderam a estudar.
A Matemática é uma ciência que exige do aluno muita dedicação, muita atenção, muita paciência, muita vontade de vencer obstáculos.
Muitas vezes vemos alunos dizendo "onde vou usar isso. "É importante que os alunos saibam que assim como a matemática, todas as disciplinas,não devem ser vistas sob o ponto de vista da utilidade imediata, mas com um meio de desenvolvimento intectual, e que lhes serão úteis para sempre.
O aluno deve se dedicar, se esforçar mais e vencer obstáculos , O esforçado sempre vence, o sossegado se atraza tanto que fica impossivel acompanhar o rendimento da classe. Isso atrapalha tanto a vida dele como a de todos.
-Como vencer isso?
1º se dedicando ao estudo lendo muito,para desenvolver bastante o seu raciocinio
2º prestar muito atenção naquilo que está lendo, para conhecer bem as palavras e não escrever errado, além disso conhecer bem o significado delas
-Porque conhecer o seu significado é importante.?
Tive um aluno que dizia " eu sei a matéria, eu só vou mal na prova, porque eu não sei o que o professor está perguntando...Eu resolvo as questões até uma parte eu não sei terminar.
Também tem aqueles alunos que só estudam um dia antes da prova. Está errado ,o estudo deve ser diário, pois este é o trabalho dele, assim como seu pai e sua mãe vão ao trabalho todos os dias.

Concluindo
Dado o problema, este deve ser lido com muita atenção e analizado para podermos entender o que é dado e identificar o que é pedido
A solução do problema virá quando aplicarmos nossos conhecimentos sobre as operações e raciocinarmos
sobre as questões do problema
O bom aluno, é aquele que alem de ler muito é curioso.
Resultado :
entende melhor
se expressa melhor
escreve sem erros

Desafio     1} Descubra como obter o número 1000 , usando 8  X o algarismo 8
                2} Observe o quadro abaixo e encontre uma sequencia de números.cuja soma seja 100,
              na diagonal, na vertical, na horizontal começando por 1 e terminando no 9
                                  
               9512174
               3725730
               4696859
               7124226               começando   97512.........
               0865179
               1594651  
               3}Uma andorinha come em média 2000 moscas por dia . A partir deste dado calcule:
                a) Quantas moscas serão comidas por um bando de 43 andorinhas durante uma semana?
                b) Se uma cobra comer 5 andorinhas do bando, quantas moscas ela estaria salvando por
                uma  semana?
               4} Dividindo um número por 7 , obtive 11+ a, dividindo um número por 7 obtive 14-b. Prove que a+b   divide exatamente 7
.
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