Janeiro Fevereiro Março
monza 20 18 25
Passat 12 10 15
Escort 15 9 20
Voyage 18 15 21
Se quizermos saber a quantidade de carros Voyage vendidos em janeiro, iremos procurar o nº que está na (4ª linha ) e na( 1ª coluna) da tabela.
No quadro indicado os numeros são colocados nas disposições horizontais o que denominamos (linha ) e os colocados nas disposições verticais chamamos de ( coluna)
O conjunto ordenado dos nº que formam a tabela 20 18 25 é denominado MATRIZ e cada nº
12 10 15 é chamado ELEMENTO da Matriz
15 9 20
18 15 21
Neste exemplo temos uma matriz de tipo 4X3 ( lê-se: quatro por tres ) isto é, uma matriz formada por 4 linhas e 3 colunas. Descrevendo temos A = matriz portanto A= ( aij ) mXn a seber: i=linhas j=coluna
Exemplo utilizando ainda a matriz a cima nº 12 pertence a 1ª coluna e 2ª linha.
Matriz quadrada= o nº de linhas = o nº de colunas
Diagonal principal e diagonal secundária - Uma matriz formada por 2 3 4
A= 5 6 7
8 9 0
diagonal principal = (2,6,0) diagonal secundária = (4,6,8 )
Matriz Unidade ou Matriz Identidade é quando todos os elementos são iguais a zero menos os elementos da diagonal principal que são iguais a 1
Matriz transposta quando trocamos a linhas pelas colunas dizemos que a Matriz é transposta A por At
A t= 2 5 8
3 6 9
4 7 0 A= mXn At = nXm
Igualdade de matrizes.
Como fazer?
ResponderExcluirDetermine a matriz de X, dadas as matrizes A= (1 2 ), B= (0 5 ) e C= (-1 7) tal que X+A= B-C 2 3 7 6 5 -2
É um pouco complexo matriz . Mas quando entendemos o espírito do assunto fica muito mais fácil que o espírito de qualquer assunto matemático é o que os professores devem passar pros seus alunos.
ResponderExcluirPara que os alunos não tenha dificuldades em assuntos e cálculos matemáticose. Os professores devem apresentar situações onde eles podem usar esses mesmos assuntos. Abrindo a mente e criatividade dos alunos.
ResponderExcluirPara que os alunos não tenha dificuldades em assuntos e cálculos matemáticose. Os professores devem apresentar situações onde eles podem usar esses mesmos assuntos. Abrindo a mente e criatividade dos alunos.
ResponderExcluir