sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lançamento de um produto - neste caso as principais ferramentas - equação do 1º e 2 º graus na análise de lucros e pesquisa de mercado.

     Antes de lançar um produto no mercado, o primeiro cuidado que devemos ter é o de fazermos uma pesquisa .
    Em geral essas pesquisas são levantamentos quantitativos e qualitativos de produtos similares  já existentes no mercado, níveis de vendas possíveis, regiões e público -alvo para o produto.
   Feito esses levantamentos, economistas e administradores da firma, montam, a partir dos dados coletados  a equação da demanda do produto.

                1º) Equação da demanda  x= f(p) = 3000-15 p             ( x é o nº de unidades que os  revendedores  gostariam de comprar mensalmente ) e  (  p = preço de cada unidade )                                                                                                                                                        
               2º) Equação do custo do produto  C=   g(x) =   36000 + 15x
                                                             R$  36000,00    ( custo fixo - representado pelos impostos e taxas em geral)                                                                                                                                                                                                                
                                                             R$ 15,00 custo variável por unidade composto de gastos de equipamentos, transporte, estocagem etc.
   
             3ª) Equação de venda =  R = x . p           (3000-15p)p             R=3000p - 15 p²
                                                            R = quantidade de dinheiro recebida pela venda de  x    unidades ao preço unitário  p.

               
            4º) Com a fração de  R e de C obtemos a função do lucro.
                                                  L = R - C             
Quando descobrimos o valor de C obtemos uma equação linear. Quando descobrimos o valor  R  obtemos uma equação quadrática
         
            Destas duas equações podemos fazer uma interessante análise a respeito da lucratrividade do produto a ser lançado. Basta que tracemos num mesmo sistema de eixos cartesianos, com ( p )no eixo das abscissas, os gráficos das duas funções. Fazendo isso, encontraremos os chamados ponto de corte em que as equações de custo e de vendas  se igualam, o que equivale dizer que são os pontos nos quais o preço de venda é suficiente apenas para pagar o custo da fabricação do produto.

Na equação de custo      p = 200

Na equação de vendas -  R= (3000-15).p          R= 3000p - 15p²

Com  C = R  [    Custo do produto  = equação de venda  ]    temos  p² -201p + 2400

                                                                                                      S {  p' =188;  p" =13}
Na equação do lucro     L= - p²+ 40p     { 0 ; 40  }
Y = 175/4 =43         X  = b/2a = 100
43 valor max.

Grafico


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